7 Erros Que o Jovem Cristão Não Deve Cometer

jovens3

Nas páginas da Bíblia Sagrada vemos inúmeros exemplos de grandes homens de Deus que fizeram a diferença em seu tempo ainda na juventude: Davi, Jeremias, Daniel, Samuel etc. Como sempre costumo dizer não há idade para se ter intimidade com Deus. Deus quer ter compromisso tanto com o mais novo como com o mais velho.

Por isso, aqui vão algumas dicas preciosas para que você jovem cristão não cometa nenhum erro que seja fatal para sua vida espiritual. Ter um relacionamento com Deus é a coisa mais importante que podemos ter na vida.

1- Andar com amizades erradas: o apóstolo Paulo em 1 Co. 15:33 deixa claro que as más amizades corrompem os bons costumes. As pessoas que andam com você exercem influencia sobre você por mais que você não perceba. Se você tiver amigos que desprezam os valores do evangelho é certo que mais cedo ou mais tarde você começará a esfriar na fé.

Muitos que andam com amizades erradas se defendem dizendo que têm pensamento próprio e que o outro não conseguirá mudar seu comportamento. Balela. A influência que recebemos muitas nem nos mesmos percebemos. Devagarinho o amigo vai incutindo seus valores em nos.

Agora isso não quer dizer que você deva ser isolado, mas apenas que você deve ter relacionamento social com todos e amizade íntima só com pessoas que compartilham os mesmos princípios.

2- Namorar com pessoas que não são evangélicas ou que são, mas que não levam o evangelho a sério: por mais que a pessoa pareça legal e seja bonita se ela não compartilhar os mesmos valores cristãos que você não dará certo o relacionamento. Imagine em um domingo à noite em que você quiser ir para a igreja e ela quiser ir para uma balada? Isso não vai dar boa coisa não é mesmo?

Da mesma forma se a pessoa for evangélica, mas não gosta de orar, de ler a Bíblia, se for uma pessoa na igreja e outra em casa, não tiver amor ao próximo etc. Ela só te dará dor de cabeça e prejudicará sua vida espiritual. O caráter está acima de tudo.

3- Namorar cedo demais: hoje em dia é normal encontrar adolescentes cada vez mais cedo namorando. Vá a qualquer escola no intervalo e verá meninos de 11 e 12 anos já tudo namorando. Às vezes até antes. É a onda do famoso ”ficar”. Contudo no evangelho o negócio funciona de forma diferente.

Biblicamente falando o namoro é uma preparação para um possível futuro casamento. Ele exige preparação espiritual e psicológica. Se você não tem pelo menos uns 18 anos a melhor coisa que você faz é ir estudar e cuidar da sua vida espiritual. Não é fácil, mas no futuro isso te renderá muito bons frutos.

4- Ser desocupado: vemos na Bíblia Sagrada personagens como Davi que desde cedo já tinham ocupação. Davi desde cedo era pastor de ovelhas. Se você estuda cumpra com suas obrigações da escola ou da faculdade.  Não precisa ser um nerd, mas você não irá morrer se pegar um caderno para fazer um exercício ou um livro para ler.

Se você trabalha procure ser um bom funcionário não se atrasando ou faltando e fazendo seu serviço da melhor forma possível. Nas horas vagas procure um hobby como praticar um esporte ou fazer algum curso. O Senhor gosta de pessoas produtivas e as abençoa ricamente.

5- Não respeitar os pais e os líderes da igreja: a geração atual é uma geração que tem sérios problemas com autoridade. Em muitas casas são os filhos que mandam nos pais, em muitas escolas são os alunos que mandam nos professores e muitas igrejas são os jovens que mandam em seus líderes. Muitos jovens não aceitam serem contrariados de forma alguma.

Porém, Paulo em Romanos capítulo 13 deixa claro que não há autoridade que não provenha de Deus. Aqueles que se rebelam contra os seus pais e o seus líderes se rebelam contra a autoridade do próprio Deus. Seus pais e/ou seus líderes às vezes até podem parecer ”chatos”, mas saiba que sempre estão pensando no seu bem. Seja um jovem diferente.

6- Enterrar os seus talentos: para cada um de nos Deus entregou um talento especial, pois somos todos membros de seu corpo. Todos nos temos uma função em seu Reino. Deus nos concede dons como: ensino, liderança, profecia, aconselhamento, louvor, amor, pregação, música, evangelização, sabedoria e muitos outros.

Ainda que você não saiba pregar ou cantar você tem alguma coisa com que pode contribuir com o Reino de Deus. Até mesmo sua profissão pode ser usada para a glória de Deus. É muito importante que independente do talento que Deus tenha te dado você ponha ele prática. Deus deseja que produzamos muitos frutos com nossos talentos. Enterrar eles só te trará atraso de vida.

7- Deixar de Estudar a Bíblia e Orar: a Bíblia Sagrada é o manual de regra de fé e prática do cristão. Lá se encontram as diretrizes para que o cristão viva a vida de maneira sadia e vitoriosa. A oração é a forma com que o cristão adquira intimidade com Deus. É onde ele conta para Deus todas as suas preocupações e recebe força para continuar.

Se você deixar de estudar as sagradas escrituras não terá um norte para tomar as escolhas da vida. Será como um cego que não tem guia. E se você deixar de orar se sentirá distante de Deus, pois não tem o hábito de se comunicar com ele. Nunca deixe de tirar um tempo do seu dia para orar e estudar as escrituras. Você se tornará um jovem cristão muito mais forte.

Esses foram alguns dos erros que considero que todos os jovens cristãos devem tomar cuidado. Não esgota o assunto, mas é um ótimo começo. Lembre-se ter a oportunidade de ter um relacionamento com Deus é uma oportunidade ímpar. Sei que é uma frase clichê, mas é uma frase verdadeira: ”Deus não precisa de nos, nos é que precisamos dele”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s