7 Dicas Imperdíveis Para Pregar de Modo Interessante e Ninguém Dormir

pregador-610x406

Eu prego a palavra de Deus há cerca de 8 anos e durante esse período adquiri uma certa experiência com a exposição das escrituras. Aprendi alguns princípios que quando praticados facilitam a transmissão da mensagem evitando que as pessoas fiquem desatentas e durmam durante a pregação.

Se você acha que a sua pregação não é atrativa e  quer pregar de modo bíblico, interessante e eficaz fique atento as dicas abaixo. Ou se você já prega bem, mas quer agregar mais conhecimento ao seu ministério também confira as nossas dicas valiosas.

1- Estude e Pesquise Sobre o Texto

As vezes alguns pentecostais (também sou pentecostal) pensam que pregar é apenas ler um versículo e sair profetizando e dando glória Deus. A profecia é um dom do Espírito Santo e é importante no culto, mas é preciso na pregação entender e explicar o texto.

Para explicar o texto você precisa ter estudado ele. Quando escolher o texto leia ele várias vezes, pesquise informações sobre ele em livros, dê uma olhada em comentários bíblicos, olhe o comentário do texto em questão em Bíblias de estudo e não esqueça que a internet está ai com um universo de conhecimento.

Preste atenção em cada detalhe do texto e explore suas imensas riquezas. Saiba quem escreveu o texto, qual a data de escrita, qual o significado do nome do profeta, onde fica a cidade etc.

2- Ore Bastante

 Não suba em um altar sem antes ter passado um bom tempo no seu quarto orando. É a oração que traz poder para sua pregação e o poder te dá autoridade e envolve as pessoas no que você está falando.

Você com certeza já viu e ouviu  várias pregações que pareciam vazias e sem graça que te deram bastante sono. Simplesmente essas pregações refletiam a vida de oração de seus ministros. Ministros que não oram são secos e não impactam ninguém com sua mensagem, mas o que oram são repletos da presença de Deus e produzem muitos frutos.

3- Cuide da Aparência

Lembre-se que a pregação não é para Deus. Ele já é santo e detentor de todo o conhecimento. A pregação visa alcançar as pessoas e para passar credibilidade a elas é preciso estar bem asseado. Procure vestir uma vestir uma roupa mais social, arrume o cabelo, passe um bom perfume e corte as unhas.

Se você se arruma para ir ao shop, para ir ao trabalho, para ir a escola e para se encontrar com a namorada por que não se arrumaria para pregar o evangelho de Cristo? Cuidando da sua aparência você passará muito mais confiança aos seus ouvintes.

4- Tenha Foco

 Robson Marinho (teólogo especialista na arte da pregação) adverte a respeito do chamado sermão ”salada mista”. É o sermão que envolve que vários assuntos em uma única pregação. É um sermão confuso que mais atrapalha do que ajuda a vida espiritual de seus ouvintes.

Se você pregar um sermão textual (voltado para o texto) trate apenas de um texto e se pregar um sermão temático (voltado para o tema) trate de apenas um tema. Nada de falar ao mesmo tempo de oração, fé, volta de Jesus, promessas, arrependimento, jejum, dons espirituais, comunhão etc.

Assim você será bem mais compreensível e cumprirá melhor sua missão de pregar o evangelho.

5- Prepare e Siga Um Esboço

Pregar é como escrever uma redação é preciso um início, um desenvolvimento e um fim. Nada é pior do que uma pregação desorganizada onde as ideias não são claras e você não sabe onde ela começa e onde ela termina. O esboço pode ser uma boa solução para este problema.

No esboço você pode colocar um título chamativo e enumerar tópicos e versículos que você quer trabalhar na mensagem não perdendo dessa forma o rumo da pregação. Caso você esqueça alguma coisa é só olhar ele para lembrar.

Alguns criticam o esboço argumentando que ele engessa a pregação tornando ela maçante. Nada mais falso, pois preparando um esboço você não precisa ficar totalmente preso a ele. Se Deus te der algo na hora você pode utilizar, o esboço servirá apenas para colocar as principais ideias e manter uma ordem.

6- Evite Os Chavões

Na hora de pregar você pode ficar tentado a utilizar chavões como ”pentecostal que não faz barulho tá com defeito de fabricação”, ”você é o sonho de Deus”, ”eu determino sua vitória”, ”eu profetizo sua bênção”, ”eu decreto a derrota de seus inimigos” e outras frases que não tem respaldo nas escrituras e revelam falta de conhecimento bíblico por parte do pregador.

Não faça isso. Procure pregar mensagens originais e que exaltem a Cristo Jesus. Nada de imitar um pregador só porque ele é famoso.

Se você já usou esses chavões não se envergonhe, eu também já usei. Esse chavões vieram para o Brasil através da americana teologia da prosperidade e são muito populares . Eu parei de usá-los quando li o livro do pr. Ciro Sanches Zibordi ”Erros Que Pregadores Devem Evitar”.  Esse livro é uma ótima recomendação para você.

7- Pregue com Animação e Autoridade

Se nem você não se animar com sua pregação como os outros se animarão? Quando você pregar deve pregar com o coração. Pregue como se fosse a sua última mensagem bíblica. Passe animação para as pessoas

Se você estiver passando por algum problema não deixe ele transparecer na pregação. Se for algo muito grave e você não estiver em boas condições passe a oportunidade para outra pessoa.

E nada de dizer frases como ”eu não sei pregar”, ”eu acho que é assim”,”eu não conheço muito” e outras que só vão atrapalhar sua mensagem. Se você se preparou você tem autoridade de Deus para falar de sua palavra.

Pronto! Agora é só seguir essas dicas e tenho certeza que o Senhor te usará poderosamente. Prepare-se para ser um expositor das escrituras envolvente e bíblico. Fique com esse vídeo onde falo um pouco mais sobre pregação: https://www.youtube.com/watch?v=nuoEbnZZL0s

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s